quarta-feira, 26 de julho de 2017

JULHO VERDE.

JULHO VERDE - Neste mês, a campanha nacional Julho Verde, que busca a conscientização para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, chega também a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Nos dias 27 e 28, no Auditório do Hospital Santa Rita (Av. Independência, 195 – 3° andar), unidade referência em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, ocorre uma série de palestras sobre o tema, todas abertas ao público, com a presença de diversos especialistas na área.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro (“céu da boca”), gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), tireoide e seios paranasais. Dados levantados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de boca, laringe e afins então entre os mais frequentes entre os homens. Nas mulheres, o câncer da tireoide tem especial importância, estando entre os cânceres de maior incidência.
...
Para a Dra. Alice Zelmanowicz, coordenadora do Centro de Prevenção do Câncer do Hospital Santa Rita da Santa Casa, e uma das palestrantes do evento, as chances de desenvolver a doença nestas localizações pode ser amplamente reduzida, evitando algumas situações de risco. “As pessoas mais propensas a desenvolver um câncer de cabeça e pescoço são aquelas que fumam e que usam bebidas alcoólicas com frequência. Ao eliminar estes dois fatores, os índices podem diminuir muito”, destaca.
Outro dado preocupante são os casos cada vez mais frequentes de diagnóstico da doença em indivíduos com menos de 45 anos, sem a exposição ao fumo e álcool, mas com infecção pelo HPV (vírus do papiloma humano também responsável pelo câncer de colo uterino e que pode ser transmitido na relação sexual sem método de barreira como “camisinha”). O diagnóstico precoce, seguido do tratamento adequado, é fundamental para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Porem, no Brasil, 60% dos casos ainda é diagnosticado na forma avançada, aumentando as sequelas no paciente e diminuindo a chance de cura.
...
É preciso estar atento a sintomas como:
- Nódulos (“caroço”) nesta região que crescem rapidamente;
- Dor e/ou rouquidão;
- Manchas brancas na mucosa oral;
- Feridas (mesmo que pareçam aftas) que não cicatrizam por mais de 15 dias;
- Sangramento do nariz ou obstrução nasal prolongada.
Dicas:
- Não fume;
- Não abuse de álcool;
- Pratique sexo seguro;
- Procure seu médico sempre que tiver dúvida de um sintoma.
 ...
SERVIÇO:
O que: Julho Verde – Campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço
Quando: dias 27 e 28 de julho, a partir das 12h
Onde: Auditório do Hospital Santa Rita (Av. Independência, 195 – 3° andar)
Aberto ao público. Confira AQUI a programação completa.
Informações e inscrições pelo e-mail: vera.martins@santacasa.tche.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O pior legado do PT.

O PIOR LEGADO DO PT... Nem é o roubo de centenas de bilhões de reais, disso o país se recupera rapidamente.  O que lhes roubam de dia, o pa...